top of page

OS COMPUTADORES E A INTERNET

​

        O primeiro computador criado pela humanidade é uma invenção bastante recente. Ele completa neste ano 76 anos. O ENIAC, como era chamado, foi construído em 1946 e pesava cerca de 30 toneladas, ocupava uma sala inteira e seu sistema basicamente servia para fazer calculos (quase 5.000 calculos por segundo).

        A partir do ENIAC então que passaram então a criar um sistema automático de informações, fossem cálculos e, mais tarde, armazenamento de informações e também maquinário industrial. Para esse fim que se criou, em 1969, a ARPANET, que veio, portanto, a ser a primeira rede de internet.

        A ARPANET foi criada no contexto da Guerra Fria, quando o mundo fora dividido em dois blocos, o Capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco Soviético, comandando pela União Soviética. A situação foi que, devido a quantidade enorme de espiões infiltrados nos governos, tanto de um quanto de outro, decidiu-se pela criação de uma rede que pudesse armazenar informações confidenciais sem a possibilidade dos soviéticos terem acesso. Por isso fora criado, em uma universidade estadunidense, então, essa rede governamental para fins de guardar segredos de Estado, de forma que os soviéticos jamais descobrissem.

        Com o sucesso da ARPANET, ela passou então a integrar sistemas de outras instituições como Universidades e Bancos. Nesse tempo houve a invenção dos computadores de mesa (desktop) como conhecemos hoje. Porém, do final dos anos 1980 e início dos anos 1990 ela passou a ser pensada de forma que se popularizasse, pois, tanto a internet quanto os computadores eram de uso bastante complexo. Por isso foram criados três sistemas que possibilitaram essa propagação da internet e a facilidade do uso do computador. O www (world wide web), a rede internacional que passou a poder ser acessada em qualquer lugar do planeta tendo um computador em mãos. O HTTPS (Hipertext transfer portocol security) que garantiu a criptografia das páginas da nova rede, a Internet. Por último, necessitavam de um sistema operacional de fácil manuseio, que pudesse se tornar popular, assim surgiu o MICROSOFT WINDOWS, um sistema simples, que inclusive crianças conseguiam mexer, e possibilitou, a partir de então, a popularização da internet que cada vez mais aumentou desde o surgimento nos anos 1990. Hoje estima-se que mais da metade da população mundial tenha acesso a internet em todos os continentes do globo terrestre. Existem diversos sistemas operacionais além do Windows, há o Linux (ubuntu), o McIntosh (apple), o Android (google), o iOS (apple) e outros. A navegação na internet é possível também graças aos Navegadores de internet, como o Chrome, o Mozilla, o Opera, o Edge e inumeros outros.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

TIPOS DE COMPUTADORES

​

        Existem inúmeros tipos de computadores e sistemas operacionais. Hoje em dia inclusive máquinas de lavar roupas são computadores com sistema operacional. Para utilização com finalidades de trabalho, estudo, games e internet, os tipos de computadores mais comuns são os Desktop (aquele que tem a tela, a cpu, o teclado e o mouse em cima da mesa), os Notebooks (onde os de tela menor de 13" são chamados de netbooks e ainda existem os do google que são chamados hoje de chromebooks, entre outros), os Videogames (a partir do Playstation 3 da Sony, e os demais de outras marcas como Nintendo e Sega, os videogames viraram, também, computadores com sistemas operacionais com diversas funcionalidades), os Celulares (que hoje são smartphones, também com diversas funcionalidades além de telefonar), os Tablets e outros.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

EDITORES DE IMAGENS

​

           Uma das funcionalidades mais usadas nos diversos tipos de computadores que vimos são os programas de edição de imagem. Existem inúmeros, desde os mais complexos aos mais comuns. Para quem trabalha na área de edição de imagens, os mais utilizados são o Adobe Photoshop e o Corel Draw. Não tão complexos, mas, eficientes também para a função estão o PowerPoint (que em suma é usado mais para a criação de apresentações, mas, no entanto, apresenta inúmeras funcionalidades de edição de imagens), Photoscape e outros. O mais classico, porém bastante limitado, utilizado mais como desenho livre para pinturas, é o Paint Brush, que ainda vem no Windows, por exemplo, ou até no Chrome, com o nome de Canvas, sendo um app bastante semelhante.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

785px-Eniac.jpg
arpa.jpeg
SISTEMAS_OPERACIONAIS.jpg
7-melhores-navegadores-em-2022.webp
figure1.8.jpg
  • Spotify
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page